Após muita expectativa a barragem da Farinha começa a sangrar

Depois de muita expectativa e especulação finalmente a Barragem da Farinha começou a sangrar. O transbordamento começou a aconteceu por volta das 04h20m (quatro e vinte da manhã) de hoje, segundo informações do técnico da EMPAER, Marconi Palmeira. “Começou devagar, mas logo em seguida o transbordamento ocupou todo o sangradouro”, disse Marconi ao Patosonline.com;


Desde as primeiras horas de ontem, sábado (06), populares se aglomeravam nas proximidades do Sangradouro para constatar como estava o nível da água, e quem sabe, registrar o momento exato do início do transbordamento, que só veio a acontecer na madrugada de hoje.

A expectativa era grande, pois há vário anos o reservatório não chegava a sua capacidade máxima.

Ao lado do Açude do Jatobá, a Farinha é um dos mais tradicionais reservatórios aqui de Patos. Apesar de fica localizado na área territorial do município de Cacimba de Areia (região metropolitana de Patos), a barragem já faz parte da história patoese.


O referido manancial foi inaugurado em 23 de fevereiro de 1975, pelo então governador Ernani Sátyro. A barragem possui uma capacidade para 25.738.500 m³, e consumiu na época de sua construção, recursos da ordem de 7 milhões de cruzeiros, onde foram consumidos 40 mil sacos de cimento, a qual sangrou pela primeira vez em 03 de março daquele ano.


Emocionado Marconi Palmeira fez o registro em vídeo do momento exato do transbodamento.

0 comentários

COMENTÁRIOS AGORA