Prazo para requerer isenção do IPVA 2019 termina no dia 28 de dezembro

 
Os contribuintes que ainda não solicitaram a isenção do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2019 têm até o dia 28 de dezembro para realizar a requisição nas 24 repartições fiscais do Estado (Recebedorias de Renda ou Coletorias). Devido ao ponto facultativo das repartições fiscais no dia 31 de dezembro, os contribuintes precisarão antecipar a solicitação.

As categorias como taxistas, portadores de deficiência (física, visual, mental ou autista), veículos cadastrados no Ministério do Turismo na qualidade de transporte turístico; motofrentistas e de motoboys até 150 cc (cilindradas) precisam requerer a isenção até o último dia útil do ano como forma de gozar o direito em 2018. Para requerer a isenção, basta levar o documento de identidade com o CPF e fazer o protocolo.

A exigência da comprovação dos documentos necessários para obter efetivamente a isenção como, por exemplo, laudos, comprovante de residência e demais documentos somente serão exigidos no mês do calendário de pagamento do IPVA. Por exemplo, se a placa tiver final 1, os contribuintes deverão entregar os documentos necessários até o dia 31 de janeiro. Se for placa final 2, até o última dia útil de fevereiro e assim por diante até a placa final 0, que será no mês de outubro.     

Pagamento do IPVA
Os contribuintes paraibanos com carros ou motos de placa final zero, que optaram pelo pagamento total sem desconto ou pelo parcelamento em três vezes do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), precisam efetuar o tributo também até dia 28 de dezembro para evitar acréscimo de juros e multa no pagamento.  

Emissões do boleto
As emissões dos boletos do IPVA estão disponíveis nos portais da Secretaria de Estado da Receita ou do Detran-PB. Para imprimir, o contribuinte vai precisar digitar apenas os números da placa do veículo e do Renavam impressos no documento CRV (Certificado de Registro de Veículo). O boleto do IPVA poderá ser ainda emitido nas repartições fiscais ou então nas unidades do Detran-PB do Estado. 

Onde pagar
Além dos caixas de autoatendimento do Bradesco, os contribuintes poderão ainda pagar o tributo de forma mais prática no mobile banking – aplicativo disponível pelo Bradesco e de outros bancos para aparelhos móveis como smartphones.

0 comentários

COMENTÁRIOS AGORA