Guias eleitorais na TV e rádio começam dia 31. Saiba quem tem mais e menos tempo


Com o guia eleitoral de rádio e televisão mais curto, partidos e candidatos vão ter de usar da criatividade para caber na vitrine eletrônica em busca do voto do eleitor. Serão 25 minutos diários, divididos em duas exibições de 12:30 minutos, conforme as bancadas de cada legenda na Câmara Federal e o cargo em disputa. Além do guia, serão 70 minutos diários em inserções ao longo da programação das emissoras (35 minutos para presidente e governador; e outros 35 para deputados federal, estadual e senador.

Com seis coligações e dois partidos avulsos na disputa de vagas na Câmara dos Deputados, o maior tempo, segundo cálculo realizado pelo CORREIO com base na legislação eleitoral, será do agrupamento ‘A Força do Trabalho 1’ (PSB, PDT, PT, PTB, PRB, Podemos, PCdoB e Democratas) com 4:36 minutos (divididos em dois blocos de 2:18 minutos). Em seguida, vem o ‘Força da Esperança 1’ (PV, PSC, PSDB, PSD, SD) com 2:55 minutos por dia de exibição.

Como o tempo para todos é de 9 minutos, quem não conseguiu uma coligação com legendas expressivas terá de se desdobrar em programas que não passam de 10 segundos. É o caso do Psol, com a chapa já em fase de julgamento do registro, que terá oito na disputa pela Câmara, com o tempo diário de 15 segundos.

A coligação ‘Força da Esperança 3’ (DC, PRTB e PSL) terá 14 segundos por dia, com seus 24 candidatos homologados na convenção conjunta para cadeiras federais.

Estadual

Entre as coligações na disputa por cadeiras na Assembleia Legislativa, o agrupamento de maior tempo é o ‘Força da Esperança 2’ (PSDB, PV, PP, PSC, PSD, PTC e PHS) com 2:33 minutos por dia de exibição do guia eleitoral de deputado estadual. Em seguida vem ‘A Força do Trabalho 3’ (PSB, PDT, PTB, PRB, Podemos, PRP e PCdoB, com 1:56 minutos.

Dentre os que menos tempo terá para fazer a exibição de suas propostas na mídia eletrônica gratuita estão os partidos Patriota (8 segundos) com seus 40 candidatos homologados; e o PSol (10 segundos) com 11 candidatos.

Revezamento

A exibição do guia eleitoral terá a alternância diária por cargos. Segunda, quarta e sextas-feiras serão exibidos os programas de governador (9 minutos), deputado estadual (9 minutos) e senador (7 minutos).

Às terças, quintas-feiras e sábados serão programas de presidente (12:30 minutos) e deputado federal (12:30 minutos). As inserções podem ser de 30 segundos ou 60 segundos, a critério dos partido ou coligação.

Bastidores da Politika

0 comentários

COMENTÁRIOS AGORA