Chuva de Granizo atinge cidades do sertão da Paraíba



As cidades de Conceição e Diamante, localizadas no Sertão da Paraíba, foram atingidas por uma chuva de granizo na segunda-feira (8). O fenômeno pouco comum na região chamou a atenção dos moradores.

Em Conceição, o fenômeno aconteceu no Sitio Alto Quente, comunidade rural distante 22 quilômetros da cidade. A chuva acompanhada de pequenas pedras de gelo começou por volta das 17h e surpreendeu a família do produtor rural Gerson Carlos, de 40 anos, que aproveitou o momento para registrar a cena.
“Eu estava em casa com minha família quando a chuva de granizo chegou. Minha filha fez um vídeo no celular e registrou tudo, as pedras de gelo caiam sem parar. É uma imagem inusitada, porque acontece poucas vezes aqui”, disse Gerson Carlos.

A chuva de granizo também foi registrada no município de Diamante. O produtor rural Francisco Limeira contou que estava na roça quando as pedras de gelo começaram a cair. “Eu estava no roçado quando começou a chuva de gelo. Foram quase dez minutos de chuva com granizo sem parar”, disse.

A meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), Carmem Becker, explicou que o fenômeno acontece devido à concentração de nuvens carregadas, associada à condição da atmosfera. “Esse fenômeno ocorre devido a formação de nuvens em áreas de ar quente, no caso da região semiárida, a geração do ar úmido no momento da chuva provoca essa condição, que pode ser registrada por raios e trovões ou granizo, como ocorreu ontem”, ressaltou.

Jornal da Paraiba 

0 comentários

COMENTÁRIOS AGORA