Santa Luzia avança no ranking do PIB estadual



O IDEME, Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual da Paraíba, divulgou recentemente o PIB dos municípios da Paraíba, que reflete o desenvolvimento econômico das cidades.

Santa Luzia, que em 2010 ocupava a 39º posição, no índice recém divulgado, referente ao ano de 2014, melhorou a sua posição, ocupando agora a posição agora de número 30, entre os 223 municípios do estado.

Produto Interno Bruto dos Municípios é um indicador econômico desenvolvido desde 2000, com uma parceria entre o IBGE e os Órgãos Estaduais de Estatística e Secretarias Estaduais de Governo. Na Paraíba, a instituição que faz parceira com o IBGE é o Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual - IDEME.

O PIB dos municípios é calculado com base numa metodologia uniforme para todo o país, integrado aos procedimentos dos Sistemas de Contas Nacionais e Regionais do Brasil. Esse método possibilita a comparação dos resultados entre si, bem como entre o PIB nacional e regional.

Os postos ocupados pelos cinco maiores valores do PIB dos municípios paraibanos, em 2014, não apresentaram modificação, como se observa nos dados da Tabela 1. Assim, o ranking dos maiores PIBs entre os municípios, na nova metodologia, é formado por: João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Santa Rita e Patos

sertao1

0 comentários

COMENTÁRIOS AGORA