Bancários paralisam atividades nesta terça



Nesta terça-feira (29), os bancários paralisam das 9h às 11h as agências do BB: Mag Shopping, Shopping Sul, Cabo Branco e Espaço Cultural. O ato, coordenado pelo Sindicato dos Bancários da Paraíba, tem como objetivo protestar contra as recentes medidas tomadas pela instituição financeira que visam o fechamento de 402 agências e outras 379 em postos de atendimento, além da demissão de 18 mil bancários e bancárias.

A medida também terá impacto no acesso ao crédito. Os bancos públicos aumentaram o crédito de 38% para 57% de 2008 para 2016, enquanto os privados tiveram redução de 5% nos últimos dois anos.

A falta de responsabilidade social do BB fica clara ao anunciar mudança tão brusca num momento em que a econômica brasileira passa por forte retração da atividade, elevação do desemprego e a queda na renda das famílias. O BB é responsável, por exemplo, por cerca de 60% do crédito agrícola no país. Esse desmonte só interessa aos bancos privados, que não terão concorrência, num sistema extremamente concentrado e sem os bancos públicos fortes, toda a sociedade perde.

As alternativas para a saída da crise devem ser debatidas e construídas com toda a população e exigem a retomada da expansão do crédito para setores prioritários como moradia popular, agricultura, pequenas e médias empresas.
O presidente da entidade, Marcos Henriques, chama a atenção da sociedade para os impactos do fechamento das agências e a transformação de outras em postos de atendimento, que vão precarizar ainda mais o atendimento aos clientes e usuários dos serviços bancários. “Se atualmente clientes e usuários já passam horas e horas em filas, com a diminuição do número de agências e a redução do quadro funcional a situação vai se agravar ainda mais”, alertou.

Fonte: PB News

0 comentários

COMENTÁRIOS AGORA