Convocação para o FIES encerra nesta quarta feira alunos poderão alterar a escolha do curso


Os estudantes que foram pré-selecionados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) serão convocados até a próxima quarta-feira (17) para se inscrever na seleção das vagas para o segundo semestre de 2016. Após essa data eles terão cinco dias úteis para enviar a documentação à instituição de ensino e assinar o contrato no banco.
Nesta edição do programa, foram ofertadas 75 mil novas vagas em instituições particulares de educação superior. E o candidato, para não perder a oportunidade, deve acessar diariamente o seu boletim de acompanhamento na página eletrônica do Fies.
Para ampliar o acesso ao Fies, o Ministério da Educação fez algumas adaptações em relação à renda e à seleção dos candidatos. A renda familiar per capita para novos financiamentos passou de 2,5 salários mínimos para 3 salários.

A outra novidade é que os inscritos poderão alterar a escolha do curso, e a vaga voltará a ser oferecida para nova inscrição. Um sistema parecido com o do Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas para estudantes de baixa renda em instituições privadas vai operar.
MEC publica regras para vagas remanescentes do Fies
O Ministério da Educação publicou, nesta segunda-feira (15), as novas regras para a ocupação de vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre deste ano. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União.

De acordo com as novas regras, as vagas serão oferecidas de acordo com a soma de vagas remanescentes de todas as Instituições de Educação Superior (IES). O preenchimento das vagas poderá ocorrer em qualquer curso e turno das instituições da mantenedora que tiveram vagas selecionadas pela Secretaria de Educação Superior do Ministério no processo seletivo regular.
Na regra anterior, o MEC previa a distribuição das vagas entre os cursos da própria instituição de ensino.

Para concorrer às vagas, os candidatos precisam ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, e ter obtido média superior a 450 pontos na prova objetiva, além de não ter zerado a redação. Podem participar pessoas com renda familiar per capita de até três salários mínimos.

Os cadastros devem ser feitos pela página do Fies Seleção, sistema que vai gerenciar a ocupação das vagas. Em seguida, o candidato tem até dois dias úteis para concluir a inscrição no site do Sistema Informatizado do Fies (SisFies). Após esse processo, o candidato precisa comprovar em até cinco dias que se enquadra nos requisitos para concorrer à vaga na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA).
O Ministério da Educação ainda reforçou na publicação que os acordos firmados para o financiamento estudantil nesta chamada só serão válidos para este semestre.

JP online 

0 comentários

COMENTÁRIOS AGORA