Patos recebe a quarta edição da caravana do Coração



Patos foi a oitava cidade a receber nesta segunda-feira, dia 11, a quarta edição da Caravana do Coração que se instalou na sede das Faculdades Integradas de Patos (FIP), para realizar um mutirão de triagens, consultas e exames cardiológicos com ajuda de uma equipe multidisciplinar de profissionais de diversas áreas. O público alvo é formado por crianças de 0 a 12 anos e gestantes com idade gestacional de 22 a 28 semanas que apresentem algum tipo de cardiopatia ou problemas oriundos de cardiopatias.
A secretária de Saúde do estado da Paraíba, Roberta Abath, agradeceu à cidade de Patos pela acolhida, e destacou que tudo isso é fruto do trabalho que busca a estruturação de uma rede de cardiologia pediátrica que está se sendo construída a através de um convênio que o governo do estado firmou com a ONG Círculo do Coração de Pernambuco.

O secretário de Saúde de Patos, José Francisco de Sousa (Zeca), esteve prestigiando o trabalho das equipes que compõem a caravana, e na oportunidade destacou:
“Estamos participando e dando o apoio necessário a esse trabalho tão importante para as crianças do nosso município e da região”, disse.
Zeca ainda comentou que as unidades de saúde do município contribuem neste processo a partir do acolhimento às gestantes, com atenção especial àquelas que possivelmente tendem a ter filhos com problema de coração.  
“Estamos bem atentos a isso desde o acompanhamento das gestantes nas unidades de saúde até o atendimento da Caravana do Coração que vai buscar uma solução para o problema de cada criança”, acrescentou o secretário.

Os profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) do município também estiveram presentes dando apoio multidisciplinar através das equipes de trabalho.
A novidade para este ano é que estão sendo prestados, também, serviços de saúde bucal – avaliação, orientação, distribuição de kits de escovação e aplicação de flúor. Além disso, bebês com microcefalia também serão assistidos pelo projeto, conforme repassou a presidente do Círculo do Coração, Sandra Mattos.
A coordenadora da Atenção Básica do município Séfora Cândida e o gerente da 6ª Gerência de Saúde Leudo Farias, também estiveram presentes apoiando os trabalhos. 

patosonline

0 comentários

COMENTÁRIOS AGORA