ALUNO DA ESCOLA PADRE JERÔNIMO FOI CLASSIFICADO PARA O PROGRAMA GIRA MUNDO

Matheus Fellipe da Nóbrega, aluno da segunda série do curso técnico em mineração integrado ao ensino médio da Escola Estadual Padre Jerônimo Lauwen, foi classificado para no programa gira Mundo. 

Matheus, obteve um bom desempenho na 3ª fase ficando dentro das 50 vagas, distribuídas entre as Gerências de Ensino para o intercâmbio Internacional. A partir desta etapa, os 50 selecionados vão participar de reuniões com a Secretaria de Estado da Educação e os pais, visando à organização da viagem, a exemplo de solicitação da documentação para a Polícia Federal.

Sobre o programa gira mundo:

APRESENTAÇÃO
Este projeto visa proporcionar aos alunos matriculados na segunda série do ensino médio e Professores efetivos Licenciados em Inglês do Sistema Estadual de Ensino, intercâmbio internacional em escolas secundaristas de Língua Inglesa, no sentido de oportunizar o desenvolvimento linguístico e a interação com novas culturas e métodos de ensino, que, ao regressarem, tornar-se-ão multiplicadores do Programa Gira Mundo em suas regionais de ensino e junto a Diretoria Executiva de Desenvolvimento Estudantil desenvolver ações voltadas ao aprimoramento do ensino no estado da Paraíba.
Busca-se com o referido projeto, motivar os alunos e professores da rede pública estadual de educação na busca de melhor formação e desempenho na escola.

1ª ETAPA
INSCRIÇÕES PARA O CURSO PREPARATÓRIO DE LÍNGUAS
As inscrições para o Programa “Gira Mundo” serão destinadas para Professores de Inglês e Alunos matriculados no 2º ano do ensino médio do Sistema Estadual de Ensino no dia 25 de janeiro, sendo que, se encerrarão no dia 12 de fevereiro as inscrições de professores, devido ao processo seletivo. Já o aluno poderá se inscrever até o dia 29 de fevereiro.
Todas as inscrições serão realizadas no portal http://paraiba.pb.gov.br/educação/. Todos os inscritos terão que anexar cópias de documentos comprobatórios no ato da inscrição. Os gestores expedirão, quando solicitados pelo aluno, Declaração de matrícula e boletim contendo as médias obtidas pelo candidato/aluno no ano de 2015, nas disciplinas de Inglês, Português, Matemática e percentual de frequência, sendo exigido o mínimo de 85% para participação.
Todos os documentos originais serão conferidos e comparados com os anexados no início das aulas do curso preparatório de línguas.

2ª ETAPA
SELEÇÃO
Os Professores farão um teste de proficiência em inglês (TOEFL), no dia 5 de março. E de acordo com os melhores desempenhos, 20 serão convocados para exercerem a função de tutor, nas classes do Curso Preparatório, distribuídas entre as Gerências de Ensino. O tutor fará jus a uma Bolsa no valor de 400,00 Reais durante o período de duração do curso.
O TOEFL será aplicado gratuitamente através parceria firmada entre a Secretaria de Estado da Educação com a Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais do IFPB e Ministério da Educação.
Só será permitido, para o Professor de Inglês, desempenhar a função de tutor em sua respectiva Gerência de ensino.
Os Alunos inscritos serão selecionados para participarem do Curso Preparatório de Línguas, por suas respectivas Gerências de ensino, de acordo o número de vagas oferecidas para os que obtiveram melhores médias no 1º ano do ensino médio em 2015, nas disciplinas de Inglês, Português e Matemática.

3ª ETAPA
CLASSIFICAÇÃO
Os Discentes que estiverem matriculados no Curso Preparatório de Línguas do Programa “Gira Mundo”, serão submetidos a um teste de proficiência (TOEIC), que será aplicado pela Comissão de Seleção em cada Gerência de Ensino em parceria firmada junto ao MEC.
Estarão Classificados, os alunos que obtiverem os melhores desempenhos e estiverem dentro do número de 50 vagas, distribuídas entre as Gerências de Ensino para o intercâmbio Internacional. Os 50 candidatos classificados, passarão por análise psicossocial meramente eliminatória. Após a entrevista, será publicada no Diário Oficial, a lista dos candidatos aprovados para o intercâmbio Internacional no Canadá.
A classificação dos professores dar-se-á pelas médias obtidas pelas classes do Curso Preparatório. Estarão classificados para Intercâmbio internacional os três professores das três classes do curso preparatório que obtiverem as maiores médias na prova (TOEIC).

COMO FUNCIONARÁ O CURSO PREPARATÓRIO?
O curso utilizara a metodologia da sala de aula invertida (flipped classroom), na qual o aluno é o protagonista e aprende de forma mais autônoma, com o apoio de tecnologia. Nela, o aluno estuda os conteúdos básicos antes da aula, com vídeos, textos, arquivos de áudio, games, aplicativos e outros recursos. Em sala, o professor aprofunda o aprendizado com exercícios, estudos de caso e conteúdos complementares. Esclarece dúvidas e estimula o intercâmbio entre a turma.
Na pós-aula, o estudante pode fixar o que aprendeu e integrá-lo com conhecimentos prévios, por meio de atividades como, por exemplo, conversação, trabalhos em grupo, resumos, intercâmbios no ambiente virtual de aprendizagem. O processo é permeado por avaliações para verificar se o aluno leu os materiais indicados, se é capaz de aplicar conceitos e se desenvolveu as competências esperadas.
A metodologia foi testada e aprovada por universidades classificadas entre as melhores do mundo, como Duke, Stanford e Harvard.
A carga horária do curso é de 15 horas, sendo 10 horas no ambiente da plataforma virtual do Duolingo e 5 horas de aula presencial aos sábados.

COMO SERÁ NO CANADÁ?
Os Alunos, durante sua estada, residirão em casa de famílias nativas do Canadá (host Family) e cursarão um semestre letivo em High School. Os aprovados farão um curso de inicial imersão em Inglês, no Canadá, durante duas semanas . Receberão bolsa auxílio no valor total de 4.200,00 Reais, dividido em seis parcelas. As passagens, emissão de passaporte e visto, moradia, alimentação, transporte e seguro saúde para intercambistas, em um período de cinco meses (um semestre letivo) bem como todos os serviços supracitados, serão de responsabilidades da empresa de intercâmbio licitada.
O professor vivenciará novas práticas pedagógicas que proporcionará o aperfeiçoamento profissional, (com duração de 3 meses) em escolas de nível médio do Canadá. durante sua estadia, residirá em casa de família nativa do Canadá (host Family).
Aemissão de vistos, emissão de passaportes, bolsa auxílio no valor total de 2.100,00 Reais dividido em três parcelas, passagens, moradia, alimentação, transporte e seguro saúde para intercambistas em um período de três meses serão de responsabilidade da empresa licitada.

E AO RETORNAREM?
Durante a estada no Canadá, o aluno deverá desenvolver um projeto com temática relacionada à cidadania, diferenças e similaridades socioculturais, meio ambiente, inovação, globalização, economia criativa, empreendedorismo com responsabilidade social, convivência pacífica e cooperativa entre os povos e nações entre outros temas, a serem desenvolvidos em sua escola e região no seu regresso ao Brasil.
Ao retornarem, os professores serão multiplicadores na Secretaria de Estado de Educação e colaboradores no Curso Preparatório de Línguas do Programa “Gira Mundo”.


Escola Padre Jerônimo com SECOM/PB

0 comentários

COMENTÁRIOS AGORA